Todos os anos a Nikon Small Word abre uma competição para escolher os melhores vídeos microscópicos captados por cientistas em todo o mundo.
Os resultados podem até ser estranhos, mas possuem uma beleza ímpar. O vídeo vencedor deste ano é inacreditável. Gravado em Oxford pela patologista Anna Franz, ele mostra como injetar tinta em um embrião de galinha, revelando todo o seu sistema circulatório, evidenciando completamente os vasos sanguíneos. |
Para a gravação do vídeo, Franz teve que abrir com cuidado uma “janela” dentro de um óvulo para expor um embrião com 72 horas de idade. Em seguida, a cientista injetou tinta em uma pequena artéria. A gravação foi realizada utilizando microscópio 3D. “Este filme não só demonstra o poder do coração e da complexidade de vascularização do embrião de galinha, mas também reflete a beleza do design da natureza”, declarou Franz. [Design da natureza projetada pelo responsável Criador, Mantenedor e Restaurador DEUS, eu acrescento!]
O segundo lugar ficou com o pesquisador Dr. Dominic Paquet que mostrou uma espécie de lapso do tempo utilizando mitocôndrias em células de peixe-zebra geneticamente modificado.
No vídeo é possível observar as membranas celulares em verde e as mitocôndrias evidenciadas em azul.
O terceiro lugar ficou com o Dr. Ralf Wagner, mostrando uma pulga d’água brincando com uma alga unicelular como se fosse uma bola de futebol, um brinquedo de criança.
Aparentemente a pulga encontrou o brinquedinho em seu “jardim”. Um verdadeiro espetáculo da natureza no mundo invisível.
Fonte: Jornal Ciência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário